Como parte das ações educativas relacionadas ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Projeto Vida promoveu com as crianças e adolescentes as atividades “Semáforo do Toque” e “Gráfico do Toque”, duas propostas interativas e dialogadas, voltadas para o fortalecimento da autoproteção.
De forma lúdica e acolhedora, as dinâmicas utilizaram as cores do semáforo — verde, amarelo e vermelho — para ajudar os participantes a compreenderem os diferentes tipos de toque: aqueles que são seguros e afetuosos, os que podem gerar dúvidas ou desconforto, e os que devem ser evitados e denunciados.
As atividades promoveram importantes reflexões sobre os limites do corpo, o direito ao respeito e à proteção, e também sobre como buscar ajuda em situações de risco. Através do diálogo aberto e sensível, o Projeto Vida reafirma seu compromisso com a promoção de ambientes seguros, onde crianças e adolescentes possam crescer com dignidade, segurança e afeto.
Esta ação integra o conjunto de iniciativas realizadas ao longo do mês de maio, que fazem parte do Percurso Socioeducativo “Vida, Saúde e Proteção” desenvolvido nos grupos de convivência, reforçando o papel fundamental da prevenção e da educação na defesa dos direitos das infâncias e adolescências.








