A atividade aconteceu com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes, famílias e comunidade acerca dos cuidados especiais com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Por meio de rodas de conversa e pesquisas no laboratório de informática, as crianças e adolescentes aprenderam um pouco mais sobre os cuidados necessários, para que possamos evitar doenças como: Dengue, Zika e Chikungunya, e o papel de cada um para contribuir com os cuidados urgentes, diante das epidemias.
Para o turno da manhã, tivemos a visita de um Agente de Saúde, da Estratégia da Saúde da Família – ESF do Bairro Palmeiras -, com orientações e cuidados importantes para se evitar as doenças, compreender a necessidade de cuidados específicos e a importância de procurar atendimento médico em casos de surgimento de, no mínimo, dois sintomas da doença. A partir do conhecimento obtido e dos panfletos disponibilizados pela ESF, as educadoras saíram com grupos pelo território para observar e, se possível, recolher objetos que pudessem servir de criadouro para o mosquito. As crianças e adolescentes saíram em campanha contra o inseto, panfletando e repassando o que aprenderam para a Comunidade.
Sheila Duriguetto – Educadora Social