Bienvenues! Bem-vindas! Bienvenidas! Welcome!
Sejam muito bem-vindas ao 24º Capítulo Geral do nosso Instituto!
Estamos reunidas aqui, vindas de muitas partes do mundo, trazendo nossas esperanças, sonhos e preocupações, e carregando em nossos corações também as esperanças, sonhos e preocupações daquelas e daqueles que deixamos para trás: nossas Irmãs na comunidade, nossos colegas de missão, os membros da nossa Família Ampliada e da nossa Rede Global de Escolas. Todas essas pessoas estão conosco em espírito, unidas a nós em oração, e estarão presentes conosco ao longo de todo o Capítulo. Muitas enviaram saudações e mensagens de apoio, que colocaremos no átrio.
Viemos como somos, com nossas riquezas e pobrezas, com todos os nossos dons e fragilidades, chamadas a ser, e desejando ser, “Mulheres de esperança profética, caminhando juntas, arriscando o novo, para que Todos Tenham Vida”. Ao nos reunirmos aqui, recordamos todas aquelas que caminharam antes de nós, nossas ancestrais na fé e no tempo, mulheres como nós, com dons e limitações como os nossos. Foi a fé profunda delas e a confiança em Deus que as levaram a realizar coisas que talvez jamais imaginassem ser capazes de realizar. Que a memória delas, e a memória da presença de Deus conosco no passado, reacenda e alimente em nós a confiança e a fé na presença de Deus conosco hoje. Lembramos também de Maria, Mulher de Fé, cuja festa celebramos há pouco. Que a aceitação de Maria, em fé, ao convite de Deus para um futuro desconhecido nos inspire, enquanto discernimos os caminhos a seguir durante este Capítulo, confiantes de que o Deus que caminhou conosco no passado continua a caminhar conosco hoje.
O retiro que estamos prestes a iniciar nesta noite nos oferecerá tempo e espaço para o silêncio, para mergulhar nessa presença, a presença de Deus, permitindo que nossos corações se acalmem para escutar, refletir e sonhar novamente o sonho de Deus para o nosso mundo.
Neste Capítulo, enfrentaremos escolhas e decisões importantes, que determinarão nosso futuro como Instituto e o futuro da própria Igreja (lembrando que nosso Capítulo é um “evento eclesial”). Por isso, pedimos que nossos corações estejam abertos, que deem espaço à graça do Espírito, à graça surpreendente de Deus, para agir em nós e dar frutos. Pedimos corações e mentes que escutem profundamente umas às outras, sem deixar ninguém para trás; que falem com honestidade, que reflitam com sabedoria, e que acolham as novidades que Deus está fazendo, os novos caminhos que o Espírito de Deus está abrindo, caminhos que nos permitirão viver mais plenamente nossa missão na Igreja e no mundo de hoje e de amanhã.
Fazemos isso na firme convicção de que, como RSCM, “chamadas a participar da missão vivificadora de Jesus Cristo” (MS), temos uma contribuição inestimável e única a oferecer na realização do sonho de Deus para o mundo de hoje.
Pedimos então ao Espírito Santo uma abundância de esperança durante este Capítulo, esperança profética, aquela que nos dá coragem para escutar profundamente os impulsos do Espírito nos apelos que surgirem ao longo deste Capítulo. A esperança que nos encoraja a arriscar o novo, a dar o primeiro passo no caminho que Deus nos está abrindo neste momento da nossa história. Essa é a esperança tão belamente expressa por São Paulo em sua carta aos Efésios, quando ele rezava: “Que os olhos do vosso coração sejam iluminados, para que saibais qual é a esperança à qual fostes chamadas, e quão ricas são as bênçãos que Deus prometeu nos conceder.” (Ef. 1,18)
É a esperança que encontramos repetidamente nas cartas do nosso Fundador, Venerável Jean Gailhac, e que certamente ele deseja para nós ao iniciarmos o Capítulo 2025. Ele escreve: “Que o Deus da paz e da consolação vos encha, cada vez mais, com suas graças. Que a fé, a ESPERANÇA e o amor cresçam cada vez mais em vossos corações e vos tornem santas.” (GS/8/VIII/79/A. Vol. II, p. 81)
Que recebamos o dom da esperança em abundância nas próximas semanas!
Margaret Fielding, RSCM
Fonte: https://www.rscm-rshm.org/