Projeto Vida

Pe. Jean Gailhac

esde 1996, nossa unidade tem sido um espaço de acolhida e transformação, desenvolvendo ações efetivas e articuladas dentro da política de Assistência Social. Inspiradas pelos valores éticos e cristãos que fundamentam o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, fundado em 1849 por Padre Gailhac e Irmã Saint Jean, seguimos comprometidas com a defesa da vida, sobretudo onde ela se encontra mais ameaçada. Movidas pelo exemplo de Jesus Cristo e pela missão de promover dignidade e justiça, trabalhamos para que crianças e adolescentes “tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

INFORMAÇÕES 

 

Nossa identidade organizacional

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

No Projeto Vida, nossa missão é promover a proteção social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio de ações que fortalecem os vínculos familiares, comunitários e sociais.

As atividades são realizadas por meio de oficinas artísticas, esportivas, culturais e tecnológicas, além de grupos temáticos reflexivo-formativos, que estimulam a criatividade, o aprendizado e as relações interpessoais.

Em nossos encontros, abordamos temas como cidadania, direitos e respeito à diversidade, promovendo uma educação não formal comprometida com o fortalecimento da convivência e da participação social.

O Serviço de Convivência também foca na integração social, incentivando a participação ativa das crianças e adolescentes tanto dentro da unidade quanto na comunidade. Trabalhamos para fortalecer laços e promover a saúde, com atividades que incentivam hábitos saudáveis e conscientização sobre saúde física e mental.

Valorizamos a pluralidade e a singularidade da infância e da adolescência, respeitando suas particularidades.

O atendimento acontece de janeiro a dezembro, em grupos. Temos como característica: a proatividade, a proteção e a prevenção.

Acreditamos na potência dos vínculos. Trabalhamos com e para as relações, porque é nelas que nasce a proteção.

Nosso objetivo é ampliar as trocas culturais e experiências, desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade, promovendo o acesso a direitos, o protagonismo, a cultura da solidariedade e o compromisso com a transformação social.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O QUE OFERECEMOS

Principais atividades:

  • Oficinas artísticas, esportivas, culturais e tecnológicas: espaços de expressão, criatividade, movimento e aprendizagem, com foco no desenvolvimento integral.
  • Grupos temáticos reflexivo-formativos: momentos de diálogo e reflexão sobre temas relevantes para a faixa etária atendida.
  • Duas refeições diárias: com valor nutricional adequado, respeitando as orientações das políticas públicas de Assistência Social.

Atividades complementares:

  • Atividades de letramento literário: estímulo à leitura por meio de livros infantojuvenis, ampliando o universo cultural e o gosto pela literatura.
  • Atividades de meio ambiente: ações práticas e reflexivas voltadas ao cuidado com a natureza, realizadas tanto na unidade quanto em seu entorno.
  • Projeto de Saúde Bucal*: inclui aplicação de flúor, orientação sobre escovação e avaliação individual para encaminhamento para a rede pública de saúde.

    Todo o serviço prestado é gratuito e segue as normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

    *As ações são realizadas por profissionais habilitados e seguem os protocolos da área da saúde, e com o consentimento dos responsáveis pelas crianças e adolescentes.

Galeria de fotos

Quem faz o trabalho socioassistencial acontecer:

Administrativo

Equipe de Cozinheiras

Equipe de Educadores sociais

Equipe Técnica

Equipe de Serviços gerais

Testemunhos e histórias que aquecem nosso coração

O Projeto Vida apareceu em minha vida como uma forma de proteção e educação, me preparando para vida e me ajudando no desenvolvimento ético e humano. Ingressei no Projeto com 7 anos, onde eu cresci e me apaixonei pela arte da qual hoje eu vivo, “a dança”. Mas o Projeto Vida vai muito além disso. Com diversas atividades como capoeira, artes, grupos de convivência, teatro, informática e dança, possibilita com que crianças e jovens possam sonhar cada vez mais alto. Aos 9 anos, o Projeto me indicou para uma escola de ballet, onde lá eu me desenvolvi mais. Mas não para por aí, no ano de 2015 após uma aparição da Escola Bolshoi em um programa de TV, anunciando as audições, com uma mente visionária a coordenação do Projeto me inscreveu. E eu fui aprovado! Com o apoio do Projeto e de alguns cidadãos, eu pude realizar meu sonho de ser um bailarino profissional. E hoje graças ao Projeto Vida, e a cada uma das pessoas que acreditaram em mim, eu venci o bullying, entrei na melhor escola de ballet do Brasil, viajei o mundo e vivo da arte. Obrigado Projeto Vida Padre Gailhac por me permitir sonhar…

Enzo

Sou Thaís, tenho 24 anos, sou moradora do bairro Jardim Carapina, onde fica o Projeto Vida. Um projeto ao qual tenho orgulho de ter participado durante alguns anos da minha infância/adolescência. O Projeto me proporcionou experiências e memórias que irão para sempre fazer parte da minha trajetória, foram muitas amizades, educadores/coordenadores que sempre serão lembrados, vivências na comunidade, apresentações culturais e religiosas que me ensinaram muito e me encorajaram a seguir o caminho certo para buscar um futuro melhor. Fazendo parte do Projeto, tive também a oportunidade e o apoio de ingressar como bolsista no Colégio Sagrado, onde estudei por seis anos e me formei no ensino médio. Hoje sou fisioterapeuta, uma profissão que busca promover a recuperação, a reabilitação e a manutenção da saúde das pessoas. Fico imensamente feliz e grata por ter feito parte do Projeto Vida!

Thaís

Eu tinha 8 anos quando cheguei no Projeto Vida, carinhosamente apelidado por nós de PVPG. Foram 6 anos de uma linda história. Construí amigos, valores, memórias, gostos, aprendizados, realizei sonhos e escrevi tantos capítulos ricos desta linda história. Diante de tantas experiências, fui vendo de pertinho a atuação profissional que me fez escolher a minha profissão: “Eu quero ser assim, uma Assistente Social”. Por lá, fui encaminhada ao Programa de Aprendizagem, e anos depois entrei na Faculdade. Sim, hoje sou formada em Serviço Social e exerço a profissão que tanto sonhei. Recebi o privilégio de voltar ao PVPG, como profissional, retribuindo um pouquinho de tudo que eu recebi. Que alegria poder ter escrito esse capítulo tão especial. Atualmente, vivo de longe essa história. Sem esquecer nenhum capítulo, disposta a escrever novos e muita grata ao relembrar os que já foram escritos. “Muitas gentes” cuidaram de mim quando eu ainda era uma florzinha, agora após minhas raízes receberem tantos investimentos, me tornei uma árvore frutífera, frondosa e que tem semeado outras flores. Gratidão ao PVPG!

Graciele

“O grão que se semeia, a árvore que se planta, não dão fruto imediatamente. Têm que passar pelas diversas fases do seu crescimento normal até chegarem ao pleno desenvolvimento, atingirem a perfeição e produzirem flores e frutos.”

Transparência

Publicações

Faça parte!

Atue como voluntária(o)

Trabalhe conosco

Contatos e redes sociais