banner
noticias

Reportagem sobre Trafico de Seres Humanos


           Colaboração de Iracema Soares – Membro da REAJE
Data: 27 de agosto de 2013


Hoje parei para dar uma olhadinha nas notícias que estão por ai - encontrei esta, da Radio Vaticano - e colaborar com nossa Rede JPIC. 

O Tráfico de Seres Humanos é um crime que age de maneira oculta, chega de mansinho e faz uma proposta sedutora às possíveis vítimas, na maioria das vezes, para trabalho no exterior com ganhos vultosos. Nesse enredo, onde tudo parece ser um presente dos céus, até as despesas de viagem são pagas pelo futuro “empregador”. Uma verdadeira oportunidade de encher os olhos... Mas, assim que a vítima cai na armadilha, o aliciador mostra suas garras:

- Assim que embarca para o país de destino, a vítima tem seu passaporte em poder dos traficantes e ainda, adquire uma dívida alta para pagar os custos da viagem, estadia e alimentação. E isso é só o começo.

- Logo em seguida, as pessoas traficadas começam sua jornada exaustiva de trabalho, em regime de escravidão, com poucos ganhos, condições precárias e recebendo constantes ameaças. Sem o passaporte em mãos ou em situação ilegal no exterior as vítimas, muitas vezes, não sabem como agir para buscar ajuda.

Muitas organizações, em especial, congregações religiosas, Igrejas, ONGs têm trabalhado esta temática para, de fato, combater esse mal, porém há muito que fazer:

- Precisamos divulgar mais, se percebermos qualquer situação que ameace a vida nesta situação e em outras podemos fazer denúncias.

- O Disque 100 é um número gratuito para quaisquer ligações feitas de dentro do território nacional, podendo utilizá-lo e fazer as denúncias devidas.

- O Papa Francisco, preocupado com a defesa da vida, promoveu um encontro no Vaticano para lutar contra a praga do Trafico de Seres Humanos.

 

Podem ler na íntegra a reportagem, em anexo! CLIQUE AQUI

 

No inicio de novembro haverá uma reunião com especialistas católicos que irão preparar um plano de ação contra o Trafico Humano e a escravidão, um dos os principais escândalos do mundo moderno.

Fico feliz em poder colaborar com a Rede JPIC. Até mais!

 

Vamos continuar esta conversa, apenas iniciada?

Envie sua pergunta... descoberta... inquietação... resposta para

Fale Conosco

Ir.Rosinha, RSCM – Animadora da REDE JPIC – Província Brasileira

Voltar

INSTITUTO DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - PROVÍNCIA BRASILEIRA

Rua Cura d’Ars, 74 - Prado - Belo Horizonte/MG - cep 30411-123